domingo, 16 de agosto de 2015

Um país onde os juízes não julgam e as raposas cuidam das galinhas


Por mais que hoje tenha ecoado um verás que um filho teu não foge à luta por becos e avenidas de toda esta patriazinha tão amada e dilacerada, é fácil ler nas faces dos brasileiros aguerridos uma canseira danada de não ser o que realmente deveria ser: algo mais que um número, um voto.
Havia uma animação um tanto generalizada se espalhando pelos campos e cidades, porque a governanta nacional, corrupta e corruptora, e seu partido, corrupto e corruptor (que um dia bradaram pela ética e a honestidade) pareciam encurralados e sem saída. Depois da governanta mentir descaradamente para se manter no poder (vocês não sabem do que somos capazes!), enterrando fundo qualquer senso de ética um dia bradada, a população brasileira, na sua grande maioria, se sentiu traída e humilhada, a ponto de estar exultante por ver os mentirosos  encurralados. O que esta população não sabia é que enquanto se distraia com a correria pra ajustar as contas com o salário, não percebia que a pátria mãe continuava sendo subtraída em tenebrosas transações.
O TCU deu mais prazo para a governanta explicar o inexplicável das gigantescas pedaladas. O TSE empurrou com a barriga o processo contra a governanta, sem prazo determinado para julgar. O STF decidiu que o julgamento das contas da governanta, excepcionalmente, a partir de agora será decidido em ação conjunta da Câmara e do Senado, ficando nas mãos do famigerado Calheiros o comando. O tal famigerado, repentinamente, de vilão virou mocinho e se fez de interessado na governabilidade. Que piada! Então os juízes não julgam, e as raposas continuam cuidando das galinhas. E ainda o Janot já anunciou que vai instalar processo contra dois políticos investigados na Lava-jato: Collor, o mais novo bobo da corte oficial, e Cunha, o principal inimigo do governo que está dando plantão. E os outros políticos investigados e citados na Lava-jato? E o próprio Renan? E Dilma, E lula... e o restante do bando? Por que, senhor rato Janot, somente os dois?
No final de 2014, este mesmo rato de porão que hoje é presidente do Senado, do qual um dia teve que renunciar para não ser cassado, conduziu a espúria manobra de salvar o governo de cair escancaradamente na transgressão da lei de responsabilidade fiscal. A dona Dilma comprou o rato para que ele levasse para o porão uma bolsa de 748 mil reais para cada ratazana. Votaram em peso na mudança da lei e a governanta se salvou.  
Então o subtexto de desalento que está escrito no rosto dos brasileiros se justifica. Aqueles que entraram para moralizar são piores que os antigos vilões, ou, no mínimo, fazem o mesmo jogo (e, por favor, não me venham argumentar com cacoetes de nacionalismo ultrajado). O brado da ética da esquerda morreu rapidamente na garganta dos que realmente queriam mudanças, e hoje parece que eram tão poucos. Sobrou o deboche. Sobrou a mais indigna associação de interesses pessoais e corporativos, que usa o povo apenas como massa de manobra, como sempre.
Mas no balançar desta carroça o arranjo dos melões (mesmo que tantos podres), uma vivência vai, aos poucos, se fundamentando em experiência democrática para os habitantes, e principalmente votantes, desta República dilapidada. Está escrito no parágrafo único do primeiro artigo da Constituição que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. Diretamente está bem claro que não conseguiremos nada, ou quase nada, então que se aprenda, e o mais rapidamente possível, que é preciso aprender a votar, ou a não votar. O voto, e toda a movimentação, toda força, toda catarse em torno dele, tem que ser avaliado com extrema racionalidade e, urgentemente, através de novos parâmetros e paradigmas. Isso, se ainda sonhamos com qualquer coisa boa para a nossa patriazinha, tão querida.
Ao menos uma coisa temos para agradecer ao PT. Sim, isso mesmo, agradecer ao PT e sua involução para a picaretagem explícita: devido a ele, o povo brasileiro pode ainda não saber direito o que quer, mas, cada vez mais sabe o que não quer. 

foto de: http://boavistaja.com/noticias/brasil/2013/09/7-setembro-confira-imagens-protestos-pais-26205/

Nenhum comentário: