domingo, 29 de novembro de 2015

O Brasil da semântica espetacular

Ou o Brasil onde mais se brinca com a semântica? Ou o Brasil onde a semântica é uma sacanagem? Não sei. O que sei, e que vejo, escuto e leio, é que as palavras podem ser interpretadas das maneiras mais inventivas, passionais e desonestas possíveis, sem que nada mude efetivamente. Destruir pode significar desconstruir, e quem diz isso o afirma com plena segurança de sua honestidade; assim como o que se viu, não viu. O que se leu, não leu e o que se falou, não falou. O que tenho visto, escutado e lido, é que amigos não são tão amigos assim e mesmo amigos que um dia foram de confiança, era um engano, mas nunca um engodo. Alguns que eram para ser amigos, na verdade, nem se conhecem, talvez até tenham se visto por aí, nada mais. Porém, tudo o que se falou sobre isso foi mal interpretado.

Pelo que nos querem fazer acreditar é que tudo é questão de interpretação. Então tentar mandar para fora do país um acusado que pode ser uma bomba de informações era apenas uma ação humanitária. Como ninguém entendeu isso? Então não saber de uma mutreta milionária é muito perto de saber e não entender o que era, mesmo que fosse obrigação saber o que era. Ter aceitado um contrato fraudulento pode ser substituído por não ter lido um contrato fraudulento, ou lido só uma parte. Então ter conta em nome da esposa, ou da família, na Suíça, não é o mesmo que ter conta na Suíça.Outros têm conta mas não lembram. É tudo questão de interpretação. E temos que acreditar nisso, porque quem decide se isso é verdade ou mentira, não pode dizer se isso é verdade ou mentira, porque podem ter que, a qualquer momento, usar da mesma semântica. Então se decide se um voto é secreto ou aberto não pelo medo da opinião pública saber sua posição, mas porque é constitucional. Tão justo! Tão justo como termos que acreditar que a crise não existe, é propaganda, ou, se existe, é por culpa da irresponsabilidade de outros governos, tão somente. Tão justo como termos que acreditar que bandidos não são bandidos, mas heróis do povo brasileiro. Que semântica! Por que tem uns que batem e quebram porque são libertários e, por isso, podem bater e quebrar. Outros são apenas reacionários perigosos, mesmo que não batam, nem quebrem.


Que semântica espetacular e inovadora, que não consegue ser entendida, interpretada, nem pelo doutor, nem pelo aluno! Nem pelo intelectual, nem por aquele que não passou por escola nenhuma, ou que passou, mas foi arrebanhado pela profusão de informações levianas e sem sentido da frivolidade cotidiana.

Uma semântica que só é entendida por aqueles que não possuem formação moral, nem comprometimento ético com o país. Apenas.

Nenhum comentário: