quarta-feira, 20 de agosto de 2008

um trecho de "Jeziká e o Planeta Elmor"

Qsarin, anoitecer, 21 de maio.

(...)Qrot havia dormido no seu turno de vigia. Foi Jat quem acordou já com o primeiro trouk se espremendo para passar a fenda de rocha que levaria a Brot, mas Qrra jamais falaria isso. Qrot também era seu amigo e foi uma sensação horrorosa vê-lo sendo arrastado por um trouk precipício abaixo, porque, descuidado e sabendo que tinha falhado na vigia, movimentou-se inutilmente ao acordar e tornou-se uma presa fácil.
Qrra e Jat suportaram a investida dos animais como puderam, mas suas flechas acabaram porque eram muitos. Nunca haviam atacado em número tão grande. Mesmo assim, se Qrot os tivesse visto vindo ao longe, provavelmente poderiam ter refreado o ataque. Jat, numa atitude herórica para defender a vida do filho do chefe da Roda dos Caçadores, atirou-se sobre um trouk que caia sobre Qrra, arrastando-o para o fundo do abismo. Qrra ficou sozinho e sem flechas, tentou se esgueirar pela fenda de entrada, mas não foi rápido o suficiente e, quanto mais se movimentava para fugir, mas exposto ficava.
Um trouk cravou as garras na sua perna esquerda, quando a direita já passava para dentro da caverna que levava à cidade de Brot, e elevou-o no ar, batendo-se nas rochas próximas. Qrra sabia que estava perdido e estranhamente não teve medo. Pareceu-lhe que todo medo que sentirá até o momento que tentou fugir pela fenda esvanecera-se. Pendurado de cabeça para baixo e sentindo as garras do animal fincadas em sua perna, sentiu a morte muito próxima e, ao mesmo tempo, uma calma extraordinária. Numa velocidade espantosa as lembranças da sua vida repetiram-se em sua mente; lembrou de Chet, de Mambit, de Tonder, de Raz, da Mãe, de Amath. Iria morrer como um valente, defendendo sua cidade de um grande perigo e seria lembrado como herói. Não sentia mais dor.
Em nenhum momento teve qualquer mágoa do pai, por tê-lo feito cumprir uma sentença perigosa; apenas lembrava dele com orgulho por ter sido seu filho. Amath! O que faria Amath numa situação como essa? Com certeza não se entregaria sem luta, embora soubesse ser quase impossível sobreviver. Sabia que logo o trouk o soltaria para que morresse na queda e, em seguida, o alcançaria para sorver seu sangue ainda quente. O que Amath faria? A lembrança do pai e sua enorme força fizeram Qrra sair de uma aparente letargia que o dominara por instantes, fazendo seu corpo ficar dolente, embora a impressionante agilidade mental. Um tipo de choque traspassou-o e, embora voltasse a sentir a dor na perna com intensidade, curvou-se sobre seu corpo e, com uma das mãos, segurou uma das pernas do trouk. Logo em seguida consiguiu firmar a outra mão no mesmo local e tracionou o corpo para cima, para morder a perna do animal com toda força dos seus maxilares.Os pelos duros do trouk feriram seus lábios, mas ele apertou cada vez mais, fazendo-o soltar estranhos gritos de dor e abrir as garras tentanto soltá-lo, porém, agora era ele que se agarrava ao trouk como se o atacasse, sem medo das conseqüências. A dor levou o trouk a tentar mordê-lo também, para que se soltasse, mas isso fez o animal perder o rumo do vôo, chocando-se com uma parede de pedra e escorregando por ela até uma outra pedra que se destacava da primeira, formando uma fenda profunda entre as duas. Qrra sentiu-se prensar entre as duas superfícies e viu que o trouk debateu-se bastante antes de conseguir voar novamente(...)