quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

se bobear o ano acaba...

.
já estamos no dia 20 de janeiro e minha última postagem foi antes do natal, 11 de dezembro, 40 dias... tudo bem que to afundado no final do romance, tentando terminar ele o mais rápido que a qualidade permite, mas tenho que postar alguma coisa pra que o sombra não se torne inválido... sem trocadilhos eleitorais.
o papo que mais rola na mídia é tragédia, como sempre. O Rio de Janeiro chora por perdas e danos. O ministro assume que o projeto preventivo nunca saiu do papel. Será que, se tudo funcionasse bem, a mídia mostria mais cultura?
2011 só é uma continuidade de 2010, é claro. Falando aqui de Santa Catarina, temos ainda mais certeza disso. O que está sendo feito pra evitar os cataclismas que tanto nos assolam por aqui? Que eu saiba, nada. Homens públicos vieram com suas bravatas eleitoreiras na época, mas, nas eleições, nem se tocou no assunto, obviamente. Estamos sujeitos a repetir dramas explosivos nas telinhas e primeiras páginas a qualquer momento, como foi na região serrana do Rio. Aumento salarial pra deputados e corjas da mesma laia saem com assustadora presteza. Milhões. Milhões. Milhões. Verbas para defesa civil, bombeiros, prefeituras... pare né, Mauro Camargo! Só mudamos o ano, ainda somos o Brasil herdado da falcatrua histórica. O que fazer então? Sentar e ficar olhando o tempo? Pra que lado o vento sopra?
Antes das eleições, no meu bairro, a Vila Real, em Balneário Camboriú, foi uma beleza de se ver. As ruas estavam com o asfalto igual farofa de cuca. Vieram lá e pavimentaram tudo rapidamente (depois do natural tempo de esquecimento pós eleição anterior e um pouco antes das novas eleições). Asfalto novo, pinturas, placas, faixas elevadas pra pedestres (bem pintadas e corretamente cosntruídas para cadeirantes). Realmente, uma beleza de se ver. Hoje, 20 de janeiro de 2011, tá tudo esburacado. A prefeitura cavocou tudo e está passando a nova rede de esgotos. Por onde passam, fica o asfalto remendado fazendo tumtum, tumtum, quando passamos de carro. Quanto desperdício! É evidente que os cavalos estão empurrando a carroça, mas, o que não se faz pelo voto?
Lula terminou o mandato com aprovação acima dos 80%. Andei fazendo umas pesquisas particulares de opinião e não chegou a 27%. Onde foi que pergutaram, e pra quem, nessas pesquisas?
Bem, juntando as três perguntas que terminei os páragrafos acima, podemos ter um panorama atualizado da situação brasileira. É só pensar.
pra começar o ano...
.