domingo, 31 de maio de 2015

a poesia cronicada de Ana Valéria


Ana Valéria sempre foi poeta. A poesia está nela arraigada naturalmente e toda gente poeta faz dos seus textos uma poesia espalhada. Não há como esconder e nem tem motivo para esconder este arraigamento. Esconder a poesia dela seria como cobrir alguma coisa com seda e não querer que os contornos apareçam. No livro Regando os jardins do senhor e outras crônicas foi o que ela fez: colocou uma larga peça de fina seda sobre sua arraigada poesia. E como ficou lindo isso!

um exemplo, para que me entendam melhor, tirado de uma das crônicas

(,,,)nada há que vulnere, infantilize, desequilibre mais um ser humano (até os pensantes!) que sentir ciúme. Terrível, acomete e compromete todos os sentidos, pois que atinge e aniquila o cerne: a razão. Cruel, carrasco, desumaniza. Ríspido, penetrante, invade e descompõe, ultraja, escarnece.

esta escrito assim em seu livro, mas pode ser lido assim:

(,,,)nada há que vulnere
infantilize
desequilibre mais um ser humano
(até os pensantes!)
que sentir ciúme
terrível
acomete 
compromete todos os sentidos
atinge e aniquila o cerne
a razão
cruel carrasco 
desumaniza
ríspido
penetrante
invade e descompõe
ultraja
escarnece(...)

Bravo, Ana Valéria! Estou aqui embevecido (mais uma vez!) com sua fina habilidade de formatar emoções com as palavras. Estou aqui me deliciando com seu texto, tão bem escrito que me invade uma inveja daquelas que apaixona e faz ler mais e mais. Inveja de escritor para escritor não é fácil! Eu, ficcionista, que tanta dificuldade tenho em buscar as palavras para vestir as muitas ideias que me sobram, lendo seu texto fico extasiado. 

Estou fazendo esta postagem por ansiedade, porque nem li o livro todo ainda, mas bateu já uma vontade de espalhar sua arte, seu talento, para que mais gente se extasie e se embriague contigo, já que arte e talento facilitam tanto se viver com mais alegria. 

domingo, 3 de maio de 2015

Ostras, da terra das ostras... para encerrar o feriadão...

Quem mora na região maior produtora de ostras do Brasil pode se divertir e variar á vontade. Aqui em Florianópolis, pagamos R$ 6,00 a dúzia de ostras no Ribeirão da Ilha, aquele pedaço deslumbrante de paraíso. Então, para começar a encerrar o feriadão, aí vai a sequência do almoço de domingo... isso tudo para comemorar o nascimento de mais um filho...

a massa fresca... apenas trigo, sal e ovos... e a máquina de abrir, é claro.


então tiramos as ostras já assadas da casca (podemos cortá-las, se forem grandes) e as fritamos na manteiga com cebola picada, um pouco de páprica, um leve toque de pimenta caiena, algumas pimentas rosas... não se deve exagerar no tempero, pois o sabor da ostra, apesar de predominante, é delicado.


o aperitivo foi com sidra caseira, a melhor que fiz até agora (estou chegando lá)...


para acompanhar o macarrão poderíamos ter escolhido um bom chardonnay, mas, como bebemos sempre com moderação e havíamos começado o feriado com vinho, não pudemos deixar de homenagear uma boa cerveja... e como é boa a Paulaner...


o resultado de tudo: uma festa de sabores, encerrando bem o feriadão, que foi de muito trabalho, e no qual comemoro o nascimento de mais um filho. 
OMBRA I LLUM ficou pronto. 

um brinde!!!