terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ANARQUISMO - A Ilusão do Sufrágio Universal


Abaixo o proselitismo... mas o anarquismo ficou na memória coletiva como bagunça, ausência de ordem. Os próprios seguidores confundiram as coisas. Muita gente não sabe que o significado real é ausência de governo hierárquico. Quando vemos o quadro político brasileiro através do prisma do pensamento anarquista, temos bastante a refletir.


Vejam o que Mikhail Bakunin ( 1814 – 1876), o russo que foi um dos pilares do movimento, escreveu, lá no século XIX:


A Ilusão do Sufrágio Universal


"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo.
Quem duvida disso não conhece a Natureza Humana”


que modernidade!!!

6 comentários:

Romacof disse...

Você sabia que sufrágio também significa oração pelo mortos (ter sido seminarista também é cultura). No sentido mais lato sufrágio significa o método pelo qual os mais espertos abandonam a massa burra, elevados pelos votos dela, para assumirem o lugar da elite anteriormente criticada e ganharem, segundo suas consciências tortas, o direito de mamarem nas tetas do sistema.

mauro camargo disse...

então salve o anarquismo... e pensar que a demogracia lá na antiga grécia era totalmente eletista... com tantas degenerecências históricas, chegamos a Brasília.

Arthur Golgo Lucas disse...

Bakunin é um FDP do PIG filiado ao PSDB?

Ou nós somos mais otários ainda do que já pensávamos, incapazes de aprender com os alertas dos grandes pensadores da história?

mauro camargo disse...

se um dos habitantes dos planetas que o Romacof visita perguntar pra vc:
- qual tua raça?
- humanoide... - voce responde.
- de que planeta?
- Terra.

bem, se os exemplos estão espalhados pela terra e se repetem pela história, e se fazemos parte de um mesmo todo... então somos otários.

Arthur Golgo Lucas disse...

Não sei se chegaste a perceber que o Pensar Não Dói está com todos os comentários bloqueados, exceto o "Cantinho do Leitor". Isso foi alguma falha de segurança, passei o dia surtando por causa disso.

Tomei uma decisão radical a respeito do problema que aconteceu no blog: solicitei à equipe de suporte da Hostnet, a empresa em que hospedo o Pensar Não Dói, para desinstalar completamente tudo que existe no endereço arthur.bio.br e preservar apenas os textos e comentários. Prefiro zerar tudo e recomeçar from scratch, mesmo que tenha que refazer todo o layout do blog. É uma solução muito mais simples, fácil e prática do que gastar um tempão procurando o problema. Para quem achava que minhas “soluções radicais” eram apenas pose, aí está uma prova de que eu acredito na filosofia que prego e aplico no dia-a-dia os métodos que defendo.

mauro camargo disse...

manda esse comentário para os ecologistas...