domingo, 16 de dezembro de 2012

Corínthians! Entre pêsames e glórias



             Parabéns ao Corinthians! Parabéns, principalmente, aos corinthianos, pela paciência!
Nunca se deve negar o mérito de um título de envergadura, porém, como amante e ex intenso praticante, boleiro viciado por tanto tempo, só posso lamentar por um ano em que o jogo anti-jogo prevaleceu de forma tão contundente. Sei bem que os xiitas da bola, que só a veem com paixão, vão cair de pau, mas este ano foi sofrível. Os quatro principais campeonatos em que os times brasileiros participaram foram vencidos pelo inexpugnável  “futebol de resultado”.

Vejamos:
1- Libertadores – Corinthians: fazia um “golzinho” e se fechava atrás;
      2-  Brasileiro – Fluminense: fazia um golzinho e se fechava atrás;
            3- Copa do Brasil – Palmeiras: fazia um golzinho e se fechava atrás;
      4-   Mundial de Clubes: Corinthians: fazia um golzinho e se fechava atrás.

             O exemplo do Palmeiras talvez seja o mais contundente. Jogou o não jogo de maneira tão aviltante que, num campeonato de longa duração, onde não se vive sem o talento da construção, foi rebaixado.
            Pra quem não entende, golzinho é gol, tem o mesmo valor e decide um jogo. Na gíria do boleiro vem no diminutivo porque representa talvez a chance única durante o jogo. Vimos isso com o Fluminense no campeonato Brasileiro. Se o Fluminense levasse 20% dos gols incríveis que os adversários tiveram a chance de fazer e perderam, não seria campeão. Isso é apostar na sorte.
           Podemos dizer que o Corinthians foi o time que melhor se estruturou para jogar o não jogar, principalmente porque tem bons jogadores. Montou um esquema bem consciente para que o golzinho acontecesse, e se deu bem, pelo menos em resultados. Vejam que o melhor jogador do mundial foi o Cássio, goleiro; nada mais sintomático. O próprio Chelsea foi campeão em cima do Barcelona, pela liga européia, jogando o anti-jogo. Quantos times brasileiros sofrem com los hermanos, que quando jogam aqui na terrinha só sabem fazer isso?
           É de se lamentar levar uma máxima tão forte da vida para dentro dos gramados: é muito mais fácil destruir do que construir. Eu estava feliz por ver o Barcelona ir, aos poucos, vencendo, dobrando este paradigma, assim como o Santos, aqui no Brasil. Infelizmente estes resultados vão fazer que engulamos a seco a falta de talento construtivo por mais um longo tempo. Talvez este talento não mais apareça, ou só apareça nos pés dos gênios da bola, como Messi e Neymar, enquanto tantos outros bons jogadores vão sumindo diante do esquema contundente da destruição.
        E ainda temos que pensar que o Felipão é mestre deste enredo, e que o seu assistente técnico, Parreira, foi professor dele.

Parabéns aos vencedores! Pêsames aos futebol, na sua expressão mais plena.
.

6 comentários:

Paulo Guimarães disse...

Concordo em gênero e inúmeros degraus, mas pra resumir o que sinto agora eu diria o seguinte: é nóis!!

mauro camargo disse...

ahhhh... também concordo com o é nóis! Se fosse o meu Fla fazendo o mesmo, também estaria rindo à toa...
nunca podemos deixar de incluir no futebol a parte mais divertida de todas: zoar com os adversários (sem nunca tomá-los por inimigos)

nando disse...

Mauro,o futebol hoje em dia está uma chatice,é futebol de resultados infelizmente,a ultima grande seleção brasileira perdeu a copa e os gênios do futebol,disseram que futebol bonito não se ganha copa e a imprensa bancou isso, e aí veio a copa de 94 e ganhamos o título,que mal fizeram ao futebol brasileiro,começaram dar mais valor ao futebol fôrça com seus volantes de marcação e pancadas os "brucutus" em detrimentos aos meias habilidosos que eram características do nosso futebol,com seus lançamentos tipo:Gerson,Rivelino,Zico,Falcão,cerezo,Pita,Zenon,e etc,e os tecnicos das bases começaram a dar prioridade aos garotos de forças contra aos de tecnica e criatividade e ai final da história voce já sabe,ao contrario dos europeus que começaram dar valor ao toque de bola as tabelas tipo o futebol Espanhol.Por isso que eu digo o futebol está muito chato, o Corintians foi campeão,parabéns a ele,mais quem perdeu fomos nós brasileiros...

mauro camargo disse...

Nando,curiosamente foi exatamente este o assunto de um jantar com amigos agora há pouco: a chatice do futebol atual. Esta vitória do Corinthians só faz piorar a situação.

Anônimo disse...

Deixa ver se entendi! Futebol é aquela atividade em que a cerveja pode mudar a lei de um país? Em que o importante não é competir, mas manter o patrocinador? Em que os resultados não necessitam refletir a eficácia de uma estratégia, mas os interesses de alguns grupos não necessariamente envolvidos com o jogo em questão? Que é incorretamente chamado de esporte embora não passe de um jogo de azar com incontáveis variáveis? Em que torcedores perdem toda a dignidade torcendo e chorando por um duelo entre indivíduos tidos como heróis, mas que seriam rotulados como delinquentes em qualquer outra atividade? Em que as chamadas torcidas organizadas são uma cortina que esconde atividades ligadas ao tráfico de drogas e a criminalidade? Em que os jogadores podem receber fortunas cujo merecimento está mais ligado à capacidade de gerar receita do que à habilidade como jogador? É mais ou menos por aí?

O campeão do mundo está construindo um estádio sem projeto arquitetônico e sem demonstração de receita. E é um time que sozinho responde por 21% da rejeição dos apreciadores do jogo no país. Parabéns então, aos torcedores desse time. Agora mais felizes! Suas contas serão pagas. Os problemas na assistência médica serão sanados. Os impostos reduzidos. Pois, se não bastasse tudo isso o campeão é o time do Lula.

mauro camargo disse...

time do Lula... ahhhh... mera coincidência!!!!