sábado, 6 de fevereiro de 2010

A mão de quatro dedos e os Illuminatis

A propaganda mundial é sempre contra as teorias da conspiração, pelo simples fato que são os conspiradores, se existirem, que controlam a propaganda mundial. Mesmo assim sempre haverá uma carrada de gente falando no assunto. Dias atrás, tentando entender sem quase nada entender de fato, sobre altas e baixas do preço do petróleo, cheguei na página de um site anti Illuminatis.
Bem, primeiro, se alguém quer saber o que são os illuminatis, tem uma boa matéria na Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Illuminati) sobre o assunto. Desde os tempos que assisti um filme chamado As Pedras do Dominó (faz muito tempo), com o Gene Heckmann, que esse assunto ficou bailando entre meu mundo real e o imaginário e conspiratório, sem nunca saber qual, de fato, é o real e qual é o conspiratório. O filme tratava da ação dos tais Illumatis, embora não lembro ter ouvido esse nome quando o assisti.

A página do site anti Illuminatis (http://www.espada.eti.br/n1925.asp) em que pese todas as suas tendências de proselitismo religioso, acabou dando-me uma visão interessante sobre o assunto que eu buscava inicialmente, e vários outros que eu já havia bisbilhotado, mas com compreensão do tipo colcha de retalhos. É interessante ler, por isso não vou resumir aqui, até porque, o assunto da minha postagem, originalmente, é o motivo de estarmos pagando tão caro por um produto que caiu assustadoramente de preço no ano passado...


(O GLOBO, 02/01/2009)

LONDRES - O mercado futuro do barril do petróleo iniciou o ano agitado com uma queda de cerca de 8%, numa reação à alta da última quarta-feira. O barril tipo light, negociado em Nova York, tem perdas de US$ 2,84, a US$ 41,76, reduzindo parte dos ganhos de US$ 5,57 do último pregão do ano. Já em Londres, o barril, que teve valorização de 14% na última negociação de 2008, apresenta queda de US$ 3,06, para US$ 42,52 o barril.


Vejam que em janeiro de 2009 o barril estava US$ 42,52. Em 2008 chegou a US$ 135,00 (arredondado) e as previsões dos analistas para 2010 é que fique em torno de US$ 72,00.

É claro que temos made in Brazil a justificativa da alta do álcool que é misturado na nossa gasolina, mas, mesmo assim, temos visto uma escalada do preço de dar medo, rasgando nossos bolsos para se apoiar e subir.

Filosofando sobre o assunto com minha esposa e expondo as idéias acima, fiquei até um pouco perplexo como ela desvendou com tanta facilidade o motivo. Eu achava até que era uma especulação natural e sazonal (férias de verão), quando ela veio com um motivo bem mais realista, até mais realista do que eu postei anteriormente sobre a preparação eleitoreira do preço do álcool combustível. Ela disse:


- Ora, o preço tá subindo pra compensar os meses de baixa do ipi... vendeu um monte de carros que hoje precisam abastecer... faz de conta que vão dar alguma coisa de graça sem ganhar um monte com isso...


Confesso que fiquei em silêncio e apenas sorri. Ficou tão claro como a minha burrice em entender. Mais uma vez o governo dando com 4 dedos, e tirando com 19...
***
Em tempo: não sou de nenhum partido político.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá, antes de mais nada, parabéns pelo blog!
E por acha-lo de muito bom gosto é que o/a convido a vir conhecer a proposta do meu Blog para você.

Aguado sua visita!

Forte abraço!

Karina

Anônimo disse...

Olá, antes de mais nada, parabéns pelo blog!
E por acha-lo de muito bom gosto é que o/a convido a vir conhecer a proposta do meu Blog para você.

Aguado sua visita!

Forte abraço!

Karina

Anônimo disse...

Então,meu crédulo amigo,achavas que o governo dava-nos algo por menor que fosse?
Dar,ele não dá nada.
O que faz,e quando o faz,é nos ofertar migalhas de tudo que tira de nossa ingenuidade.
Se preferir,boa fé.
Eu como sou tarimbada na arte de não sonhar,senão quando adormecida,finjo que acredito ....desacreditando,rs.

mauro camargo disse...

não, eu não achava. Não duvido que a atitude do governo em relação à crise foi boa. O reconhecimento é internacional. Só demorei um pouco, e ingenuamente, a perceber como ele estava recuperando o dinheiro, e de forma tão vantajosa. Se o dedinho da ética existisse (e tanto faz ser o lula como qualquer outro governo) isso de recuperar com o aumento dos combustíveis teria sido proposto lá no começo, quando reduziram o ipi. Aí sim, seria ético, porém,não eleitoreiro.

romacof disse...

Saudações Dr Camargo! O governo tem uma única função e objetivo: manter-se como governo. Se acidentalmente nos ajuda é sem nunca tirar os olhos, e o calculismo, de sua meta. (Efeito colateral - que há de se fazer!?)Lembra da dimensão aquela em que havia o Conselho de Ética...?...é paralela à nossa, e por definição nunca se encontrarão!

mauro camargo disse...

gostei do "acidentalmente nos ajuda"... está precisando acontecer algum grande acidente novamente...