sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ASPARTAME


faz tempo que corre pela internet matérias escabrosas sobre muita coisa, uma delas, o aspartame, que está em nossa vida infinitamente mais do que imaginamos. De tanto ouvir falar mal, resolvi fazer-me de voluntário. Pode ser apenas coincidência, porém, embora eu esteja 100% sem aspartame há apenas 10 dias, estou me sentindo muito bem. E posso enumerar rápidas e importantes modificações:
1- diminuição da vontade de comer açucar;
2- diminuição das dores articulares (até uma dort no ombro está bem melhor);
3- o sono melhorou (quase não acordando durante a noite);
4- a sensação de cansaço está diminuindo a cada dia.

existem até outras mudanças, mas vou deixar passar mais um tempo pra constatar. O aspartame entra na vida da gente com aquela proposta de comer menos açúcar, depois até incorpora por comodidade. Aí se compra mais alimentos diets e lights, carregados de aspartame. É claro que seria melhor ainda conseguir ter mais alimentos orgânicos na dieta, mas, pra quem tem que se alimentar na rua quase todo dia, fica mais complicado, embora em casa eu esteja tentando deixar de lado conservantes e afins.

Passando mais um tempo vou postar mais algumas observações. Por enquanto espero comentários e experiências pessoais, além, é claro, fico curioso para saber o que diz o Dr. Romacof.

8 comentários:

romacof disse...

Alerta! Iniciada pesquisa e auto-observação!

mauro camargo disse...

Poderíamos chamar o Pierre para dar opinião...

romacof disse...

Vou perguntar, mas já sei a resposta! Ele vai dizer: "Adoçar por quê? Adoçar pra quê? Se o problema é o amargo é só evitá-lo!"

mauro camargo disse...

ele me lembra o "meu marciano favorito" quando foi na sorveteria...

Anônimo disse...

Eu evito açúcar em geral, não sou muito de doce não. Quando tomo refrigerante, pode ser light ou normal, pra mim faz pouca diferença, já que é raro. Só não dou conta do aspartame no café...
abraço
Mônica

mauro camargo disse...

eu acredito mesmo que nosso organismo vai se adaptando ao veneno e criando resistências. O que se incluiu de produtos químicos na dieta é formidável e se somarmos a isso os defensivos agrícolas a coisa toda fica uma loucura. Mas, fazer uma dieta como nos tempos da bisavó tá cada vez mais difícil. Só fiquei impressionado com algumas mudanças rápidas pós aspartame, e que continuam se confirmando.

Arthur Golgo Lucas disse...

Se eu pudesse escolher uma dieta (tipo contratar uma cozinheira, dar a lista e dizer "te vira"), minha escolha saudável seria uma dieta com muitas frutas (que eu em geral não como por preguiça de descascar), carne vermelha grelhada, peixes e frutos do mar, sopa de legumes e alguns suplementos para garantir as fibras, como germe de trigo.

Seria difícil reduzir o pão e os refrigerantes, mas acho que me acostumaria. Afinal, volta e meia comeria um x-bomba-cardíaca na rua. Já dos doces confesso que não sentiria falta... a não ser que sorvete esteja incluído na categoria. Aí teríamos que jogar o sorvete para o parágrafo acima. :)

mauro camargo disse...

esse é o grande problema humano. Vc já percebeu que, como nas cavernas, embora por outros motivos, não estamos conseguindo escolher o que comemos?