quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vergonha à espanhola

Sites espanhois, Basquete, Brasil x Espanha (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)


quando o técnico Bernardinho escalou um levantador que não era levantador, no mundial de volei da Itália (que o Brasil ganhou), a imprensa mundial "caiu de pau". A imprensa brasileira foi junto na malhação. É necessário lembrar que o levantador titular estava doente e estávamos somente com o Bruninho para o restante da competição. Se o Bruninho estava ou não com inflamação de garganta, como foi justificado, nem vem ao caso, porque jogando, poderia se contundir a qualquer momento. Se eu fosse técnico, meu time estivesse classificado e ganhar fosse pior, correndo o risco de ficar sem levantador para o resto da competição, faria a mesma coisa. 

Agora, larga diferença se abre em relação à atitude da seleção de basquete espanhola, que abriu escancaradamente o jogo no último quarto para perder para o Brasil. Perdendo escapou de Argentina e, principalmente, EUA. Perdeu propositadamente. Não tinha jogador machucado precisando escalar reservas. Perdeu para se dar bem. Abriu mão da ética em prol da vergonha. E a imprensa? O que fez a imprensa internacional? Pior ainda, o que fez a imprensa brasileira, que só sabe bater na própria bunda? 

Imaginem se fosse ao contrário e los hermanos de ego imenso estivessem na situação do Brasil. Podem ter certeza que estaríamos ouvindo horrores. A imprensa espanhola moveria os anéis olímpicos de tanto gritar. A imprensa internacional reservaria a primeira página para nossa vergonha. Parece que a nossa merece ser destacada, enquanto a deles é pra passar batido.

Que vergonha, Espanha! Quando se veste a camisa de um país, veste o país inteiro e cada um de seus habitantes.

Parabéns, Brasil! Mesmo porque, não teríamos nenhuma outra opção. Se perdêssemos, ainda que suássemos sangue em quadra, algum babaca iria botar a boca no mundo dizendo que foi armação.
.

Nenhum comentário: