sábado, 20 de outubro de 2012

As sementes da ignorância... de quem é a culpa?


Hoje, 20 de outubro, fui assistir a uma partida de futebol americano do meu filho na cidade de Itapema, vizinha de Balneário Camboriú. Parei o carro na rua ao lado do campo, num local alto e de boa visão e resolvi assistir ao jogo dali mesmo. Pouco tempo depois, estacionou a poucos metros de mim outro carro, do qual desembarcaram 4 pagodeiros (pelo menos era a música altíssima que estavam ouvindo). Abriram o porta malas e o som se espalhou ainda com mais vontade. Tudo bem, estávamos na rua, em local público e dentro de um horário permitido. Na tampa do porta malas havia uma garrada de vodka e outra garrafa pet, com algum líquido dentro, o qual foi logo consumido na mistura. Um dos pagodeiros, então, sem nenhum constrangimento, jogou a garrafa pet no barranco (sim, não era calçada, porque o campo era quase na área rural), sendo que, algum tempo depois, entraram no carro e se foram (para alívio dos meus ouvidos). A semente da educação do grupo ficou ali, fazendo conjunto com outras muitas sementes já antes jogadas, por  outros tantos ignorantes das regras normais de convivência e proteção ao meio ambiente. 
De quem é a culpa?
A culpa é de um sistema social onde a educação é precária, onde os professores são muito mal pagos e desrespeitados até como seres humanos. A culpa é de um sistema social onde não existe nenhum incentivo à cidadania; onde não há nenhuma obrigatoriedade real de crianças frequentarem escolas. Tudo isso acontecendo num círculo vicioso que vira moto-contínuo, onde mentes brilhantes se preocupam mais com novas regras gramaticais do que com a escolaridade voltada para a cidadania e bem estar social. 
A culpa é do sistema social vigente, que, por sua vez, é de responsabilidade do governo, que, por sua vez, é de responsabilidade dos políticos eleitos para exercer o governo, que, por sua vez, é de responsabilidade nossa os nomes que colocamos atrás do teclado deste imenso caixa eletrônico chamado Brasil, onde o saque é infinito e ininterrupto. 
Então, de quem é a culpa? 
Nossa.
A culpa é do nosso voto desorientado, que por sua vez... 

Em tempo: não tenho nada contra os pagodeiros, embora tenha muito contra o pagode.

Em tempo: eu queria começar a postar sobre minha viagem ao Pays Cathare, mas não consegui deixar passar o assunto...
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem vindo ao blog, ao patropi, e à realidade!

mauro camargo disse...

é, ando meio distante por aqui... andei meio distante por lá... e lutando pra não deixar essa impressão de que não tem mesmo solução tomar conta...