segunda-feira, 27 de setembro de 2010

OLHA O CIRCO AÍ...




Houve um tempo em que o circo chegava na cidade e acontecia um desfile com as atrações. Até hoje o pessoal do Beto Carrero faz isso em um lugar ou outro. Eram palhaços, leões, elefantes, pernas de pau, mulher barbada, entre outros grandes vendedores de ilusão... dizem que a televisão tirou espaço dos circos (e de tantas outras coisas!!). Na verdade o circo foi absorvido pela tv e o gancho fica fácil pra se falar das campanhas dos políticos, estes modernos vendedores de ilusão. Tá um grande circo! Não só na tv, nas esquinas e nos insuportáveis carros de som, com seus miseráveis gritos de guerra (que outra coisa não é). Ocupam o espaço dos nossos pensamentos com sons mnemônicos irritantes; poluem nossa visão com bandeiras e cartazes; sujam a cidade com panfletos; tiram tempo do entretenimento e não mostram nada de novo, não fazem propostas que se possa ter um mínimo de credibilidade. Insistem no "agora é pra valer", "sua vida vai mudar". A política virou um espetáculo circense só de palhaços (e alguns de profissão podem até ser eleitos). Tá certo, não só palhaços, tem mágicos também, que escondem tantas coisas, bem diante dos nossos olhos.



Não tenho dúvida que a política é um grande instrumento de modificação social, porém, onde está a política? Alguém pode me dizer quem está fazendo política voltada para a cidadania no Brasil? Quem está fazendo política idealista, com propostas, desvinculada das corporações (vide ótimas postagens no cágado xadrez: http://romacof.wordpress.com/)?



A política no Brasil tem que ser repensada. Os partidos precisam ser moralizados e os ideais precisam encontrar um rumo, sem postulados de soluções imediatistas. O problema político é de solução a longo prazo. Algumas gerações.



Eu disse que não votava enquanto não ouvisse uma proposta de cidadania vinculada à melhora da escolaridade. Escolaridade, não construção de salas de aula. Uma campanha inteira e não ouvi nada decente. Então...

foto de: http://pirosfera.wordpress.com/2009/11/19/viva-o-circo/

.

8 comentários:

Grasi disse...

e,além de tudo...
você já viu como esses carros de campanha dirigem por aí?
Cidadania realmente é ilusão...

mauro camargo disse...

olha só a Grasi aqui!!!
esses carros são dirigidos da mesma forma que os políticos dirigem suas campanhas...

Romacof disse...

Podia ser pior! Imagine uma campanha de avião ou de helicóptero! Minha mãe sempre dizia que Deus em sua infinita sabeoria fizera os pássaros menores que as vacas. Você pode pisar na merda da vaca, mas, como ela não voa, a vaca não pode cagar na sua cabeça. Embora eu fique em dúvida se este silogismo se aplicaria aos políticos...

mauro camargo disse...

depois de um empate em 5 x 5 no ficha limpa, silogismo nenhum se aplica a politicos...

Anônimo disse...

Já vi de tudo nesta minha curta vida de cidadania,rs.

E como já tive os sonhos tungados.....a esperança ameaçada e a cidadania ferida.....faço campanha pelo
voto nulo.

O dia em que os políticos tiverem que por seus filhos na escola pública.....tiverem que usar o SUS e andar de coletivos.....então voto novamente.

mauro camargo disse...

falou bem, concordo plenamente. Tem pessoa falando que nao votar ou votar nulo é coisa de quem não é politizado. O mundo político ficou tão contaminado de mentiras que essa é só mais uma.

Anônimo disse...

Meu amigo,o dia em que eles chegarem para conferir os votos e descobrirem que nada há para ser conferido....aposto que mudam rapidinho,rs.


Foi muito bom o PT ir para segundo turno,isso deve mostrar que as coisas não são assim...tão faceis como eles pensavam.


Um presidente representa o povo e não seus interesses particulares.

mauro camargo disse...

é preciso acontecer alguma coisa neste processo. Seria tão bom que as pessoas entendessem que política não é só voto...