terça-feira, 5 de outubro de 2010

ANATEL...dica de utilidade pública.

to eu aqui nos moldes do Crônica Urbanas, da Mônica, dando dicas. As dela são ótimas, espero que essa possa ser útil. Ao menos no meu caso foi. Porém, não tenho a objetividade que ela tem, por isso vou contar os causos, timtim por timtim...
Faz um tempo a operadora TIM (eheh...) quis me cobrar uma conta de 2004, que eu não tinha a menor idéia que devia. Se eles me mandam minha conta mensalmente no lugar certo, por que essa passou batido? O valor era tão pequeno que nem lembro mais. Fui informado disso quando fui mudar de plano, o que não era possível devido a conta, embora eu já tivesse comprado vários telefones de 2004 até agora, e trocado de plano algumas vezes. Fui informado também que era necessário pagar e, depois de 30 dias, voltar lá pra ver o que daria de juros, o que não era possível ser calculado no momento. Ainda perguntei à atendente se era mesmo "depois" de 30 dias, ou quando completasse 30 dias, e ouvi uma leve ironia sobre a minha capacidade de entendimento. Paguei o boleto gerado, mas não tive tempo de voltar lá logo que completou os 30 dias. Havia entendido que nao precisava ser exato. Voltei depois de 45 dias e fui informado que era preciso voltar, novamente, dali uma semana, porque teriam que calcular os juros de novo, já que eu não voltara quando completou os 30 dias. Era um grupo de jovens antendentes, descolados, sorridentes e irônicos. É claro que fiquei puto, mas, quando percebi, estava cercado por três jovens e grandes atendentes que me convidavam a sair da loja, com ameaças de chamarem os seguranças do Shopping. Faz tempo que aprendi que o caminho das letras é mais seguro em contendas, mas juro que tive que me controlar pra não fazer besteira.
.
Entrei em contato com a ANATEL. www.anatel.gov.br Tem um ótimo canal de auxílio ao cidadão. É preciso fazer um cadastro e é chato fazer esse cadastro. Até escrever a sua queixa, tem que ter paciência, porque tem muita coisa para optar, mas é possível chegar lá. Fiz a queixa explicando tudo, como fiz acima. No dia seguinte, isso mesmo, no dia seguinte, a TIM entrou em contato comigo, pedindo milhões de desculpas pelo acontecido. Que era um absurdo a cobrança de uma conta tão antiga, ainda mais que eu era cliente da operadora há 16 anos (desde que surgiu o celular). E ainda falou que seria revisado o treinamento dado aos funcionários da região, para que acidentes como esse não acontecesse mais (é claro que não acreditei nisso).
.
Nota 10 para o canal cidadão da Anatel.
.
No final de julho liguei para sky e perguntei se havia algum plano que tivesse os canais do meu interesse, de uma forma que eu não tivesse que pagar por canais inúteis. Estava pagando R$ 120,90. Na verdade eu queria pagar menos, porque na Via Embratel quase o mesmo pacote, mas com mais canais de interesse, custava R$ 89,90. Fui nformado que não havia essa possibilidade. Entrei em contato com a Via Embratel e fiz uma assinatura. No dia que vieram instalar o novo sistema, 06 de agosto, entrei em contato com a sky e pedi o cancelamento da assinatura. Tudo mudou. Ofereceram o mesmo plano por R$ 69,90 por 6 meses, e depois passaria a R$ 91,90. Perderam a passada, eu já não queria mais. Então fui informado que, como eu já tinha sido lançada a cobrança referente a agosto, eu teria o sinal até o dia 31, sendo que, após isso, um técnico viria recolher o pagamento. Não questionei o pagamento do mês de agosto, porque achei justo. No final de agosto a sky ligou pra minha casa e informou que não recolheriam ainda o equipamento e que eu estava ganhando dois meses grátis, de brinde. Não pedi isso. Dia 25 de setembro fui pagar o cartão e lá estava a sky, me cobrando os mesmos R$ 120 de sempre. Fiz contato e me informaram que meu pedido de cancelamento tinha sido feito em 01 de setembro, por isso a fatura do mês já tinha sido gerada. Depois que reclamei, me deixaram muito tempo aguardando até que a conexão caiu e era necessário começar tudo de novo.
.
Da-lhe Anatel. Fiz a reclamação numa terça feira, as 19 horas.
.
No outro dia, as 10 horas, a sky entrou em contato comigo pedindo a confirmação de alguns dados para que pudessem recolher os equipamentos e estornar o valor cobrado indevidamente. Novamente com solenes pedidos de desculpas.
.
Anatel, nota 10
.
quem nunca se incomodou com essas operadoras?
.

7 comentários:

Anônimo disse...

Para tu veres,Mauro,como são as coisas...rsrsrsrs
A Anatel no Nordeste é uma porcaria......nada funciona...agora já não sei,porque desisti de reclamar algo com eles faz alguns anos.
Entendo que esses orgãos dependem de quem os chefia,rs.
Se tem um chefe regional que tem interesse.....a coisa muda.
O Ministério das Telecomunicações...então.....esse é só de enfeite,rs.

Fico feliz por ti.

mauro camargo disse...

mas vc chegou a fazer cadastro na anatel?
quando a gente faz a reclamação, a primeira atitude é mandar essa reclamação pra empresa reclamada. POr aqui, normalmente isso já basta pra coisa andar...

Anônimo disse...

Sorte tua,meu amigo,que aí as coisas funcionam,rs.

mauro camargo disse...

anônimo, eu entendo sua posição. No Brasil, quase tudo não funciona. EStamos muito longe de entender o que é cidadania e até mesmo quem teve uma boa formação escolar tem dificuldade em entender, porque, na nossa formação, nem o hábito a isso existe. No entanto, é preciso aprendermos usar as ferramentas que temos, mesmo que poucas e imperfeitas. Você pode não ter resolvido seus problemas quando procurou a Anatel, mas cheguei até ela por indicação de quem havia conseguido. Eu consegui. Tenho certeza que muitas outras pessoas já conseguiram, e algumas não. O Banco Central também tem um canal cidadão. Quando tive problemas com o Itaú, fui prontamente atendido. Chegaram a redigir uma carta ao Itaú comigo na linha. O Itaú correu atrás e resolveu o problema rapidamente. Nem todos os problemas vão ser resolvidos, mas considerando que 90%, ou mais, da população desconhece esses canais, é preciso que os divulguemos, até mesmo para que os serviçõs prestados por eles, se aproximem da perfeição possível.

Anônimo disse...

Concordo contigo...
O problema é que NÃO sabemos onde procurar ajuda mesmo.

As instituições não divulgam seus endereços e tais...o que é lamentável.

Romacof disse...

Obrigado, senhor! Guardei o link.

Vou contar uma: Recebi uma correspondência da Sky pedindo que eu entrasse em contato com eles porque eles estavam tendo dificuldades para me contatar!!!! É o babaca aqui telefonou!!!!

Só depois é que caiu a ficha: os caras que não conseguiam me contatar me mandaram uma carta.

Há dias que o cara acorda burro.

mauro camargo disse...

eu recebi um mail daqueles de alerta avisando que larápios estão fazendo contato em nome dessas tvs por assinatura, marcando visita para revisão do equipamento ou qualquer outra atividade que necessite entrar na casa do cliente... golpe. Vc abre a porta e...