segunda-feira, 12 de setembro de 2011

enchentes no sul... mas isso de novo!!!!

.


















A defesa civil de Itajaí está de parabéns. A população foi avisada da gravidade da situação com antecedência suficiente para que se tomassem as providências possíveis. Tudo foi pra cima. É claro que em algumas áreas, nem se colocasse tudo no telhado resolveria, mas os prejuizos foram muito menores desta vez.


Também está de parabéns a prefeitura. As obras no subterrâneo da cidade, que tanto incomodaram e ainda incomodam a população pela lentidão, surtiram efeito, assim como a dragagem do rio Itajaí açu. O volume de água que veio do interior este ano foi bem superior ao que veio em 2008, mas a área inundada foi menor, ou a altura dá água foi menor (já que é tudo muito plano).


Rio do Sul, Blumenau e Brusque sofreram mais, assim como muitas outras cidades do vale. Uma amiga me falou hoje, por mail, que em Rio do Sul muita gente não acreditou que viria tanta água e tiveram perdas enormes. Disse ela que a defesa civil alertou, mas não acreditaram.


Tem muita gente desabrigada e convém quem pode se preocupar com donativos, mesmo com tanta notícia do desvio destes. Infelizmente temos que pensar que ao menos uma parte chegará em quem precisa... e como precisam!!


A vida já vai continuando e logo tudo segue... e logo chega mais uma eleição. Aqueles engravatados que só viram pela televisão mais uma tragédia de grandes proporções, virão pedir seu voto. Nenhum deles virá com uma proposta real e cabível para mitigar os problemas das enchentes. Nenhum, podem apostar. O que vocês vão fazer com seus votos, não sei... com o meu, eu sei.


Nota ainda mais triste no meio da tragédia. A mídia se preocupou bem mais com os eventos do onze de setembro do que com as tragédias brazucas do sul do país... afinal, enchente já é coisa de todo ano... não dá mais audiência. Pô, o que esses catarinas querem com enchente logo no dia 11/09???


Os políticos agradecem a baixa exposição do que eles não fizeram.

.

9 comentários:

Anônimo disse...

Um pouco de bom senso e planejamento já pode ser meio caminho andado, né? Olhaí os resultados, era pra ser uma tragédia muito maior. Quanto ao 11 de setembro, é isso mesmo: aguaceiro não dá muito ibope mais...
abraço
Mônica

mauro camargo disse...

do bom senso não se pode esperar muito, mas planejamento tem muita gente boa pra fazer... executar? Bem, a gente tem esperança...

romacof disse...

Enchente só enche os olhos da gente em ano de eleição. Fora disso é só encheção. Que falta de tato “tomar alagamento” quando a corte vive outro momento.

mauro camargo disse...

a corte olha pra fora
pra terras de além-mar
não são mais os britânicos agora
que costumam nos roubar...

o mundo também deveria especificar um dia em homenagem à milhares e milhares de pessoas mortas em prol do sucesso econômico dos EUA.

Grasi disse...

E quem viu um pobre miserável de Blumenau dizendo sobre a enchente: "é nós temos que nos acostumar porque isso sempre acontece, todo ano".
Que tristeza, ele e a maioria do povo acredita que tem que se acostumar...
Para quê dar educação para o povo mesmo? Ah eles podem questionar...

mauro camargo disse...

fico pensando aqui: poxa, falam tanto dos coitados que foram atingidos... pô, será que ninguém se preocupa com os deputados, senadores, governadores que têm suas casas e empresas atingidas pelas enchentes?

que povo disumano...!!!

Arthur Golgo Lucas disse...

Pois é... a questão é que em certas áreas a única maneira de evitar ser atingido pelas enchentes é não estar lá. E quem é que vai desocupar seu imóvel sem vendê-lo e assim passar o problema adiante? Será que a prefeitura tem a obrigação de indenizar esse pessoal e desocupar a várzea? As questões não são nada simples...

mauro camargo disse...

foram construídas barragens no alto vale do Itajaí para que se diminuísse o risco nas enchentes... mas elas assorearam e comportam menos água. A barra do Itajaí foi dragada e comportou uma vasão maior de água agora, comparada com 2008, assim como as galerias sob a cidade foram aumentadas... os danos foram menores. Realmente as ações são complexas, mas precisam ser feitas, e antes das próximas chuvas...

mauro camargo disse...

ah! completando... 80% de Itajaí foi alagada. Não foi só a várzea. O erro começou lá na fundação da cidade, na época das sesmaria, por terem escolhido uma região amplamente alagável. O mesmo acontece em Brusque, Rio do Sul... água batendo no teto muito longe da margem do rio.