sexta-feira, 30 de setembro de 2011

o difícil ofício de ser brasileiro...


ontem, 29/09, saí de Balneário Camboriú as 16 horas para atender um paciente em Florianópolis as 18 horas. Tempo mais do que suficiente (em torno de 50 min de viagem) e ainda calculado para evitar o natural engarrafamento da entrada da capital. Não andei 5 km e o trânsito parou. Reforma na 101 (que não pára nunca, diga-se de passagem). Não dava pra ter ideia de onde era a interrupção, muito menos quanto tempo ia demorar a passar. Pagamos pedágio a uma empresa (autopista litoral sul) e o direito que temos é pagar o pedágio, pouca coisa mais. Por que não podem ser informados os horários de interrupção para reforma? O site da concessionária informa parcamente e sempre o que já aconteceu. Que valia tem o que já aconteceu? Resumindo: duas horas para passar o trecho e paciente remarcado. Quanta gente perdendo tempo e dinheiro, poluindo o ar e aumentando o nível de estresse. Nem vou comentar sobre a multidão de babacas que se julgam espertos, que cortam por aqui, por ali, pelo acostamento... esses são os principais responsáveis pela nossa falta de cidadania, pois são pessoas de igual índole que estão no comando geral. O mínimo que se pede é informação, ou atualizada e precisa no site da autopista, ou uma rádio cidadão (o que seria o mais justo). Por que não podemos planejar os nossos horários de deslocamento, assim como eles planejam os horários de interromper a rodovia? Se eles vão continuar fazendo reformas nos horários mais movimentados da estrada (que é o que sempre fazem), por que não podemos ser devidamente informados. Custa ter um pouquinho de respeito com o cidadão que paga uma das cargas tributárias mais altas do mundo?
.

2 comentários:

Arthur Golgo Lucas disse...

E eu que pago pedágio NO MEIO DA MINHA CIDADE? Para ir de casa ao supermercado eu tenho que pagar pedágio. Para ir de casa até a prefeitura eu tenho que pagar pedágio.

E adivinha... o pedágio fica no ponto extremo sul da concessão da Autopista Litoral Sul e eu moro um pouco mais ao sul, o que significa que eu pago o pedágio mas não usufruo da cobertura relativa ao pedágio, tenho que me virar com guincho particular se meu carro pifar 500m depois de pagar o pedágio.

E tem mais: um cara me contou que o carro dele pifou no meio da BR-101 e ele - cidadão consciente e solidário - tratou de empurrá-lo até a pista marginal, para não atravancar a BR, aumentar a chance de acidente e atrapalhar a vida dos outros. Sabe o que aconteceu? Não foram socorrer o sujeito porque ele estava "fora da área coberta pelo seguro e pelos serviços pedagiados".

Eu acho que a solução é passar todos os políticos na máquina da verdade e mandar para a cadeira elétrica todos os que não provarem que estão lá exclusivamente para o bem do povo. O problema é que o povo é bundão demais pra isso...

mauro camargo disse...

mas é isso... o político eleito é o retrato de quem o elege. Esta máquina se sustenta de mediocridade. Faz como aquela estudante de direito... passa quebrando o cano e vai embora.