domingo, 18 de setembro de 2011

Para um grande espumante...



o normal é pensarmos numa bebida para acompanhar um prato... mas existem algumas bebidas que devem ser sorvidas com algum quê de veneração, e a situação naturalmente se inverte. Tínhamos em casa a última garrafa do espumante Dom Cândido brut 2008, de produção limitada (2000 caixas). O breve envelhecimento de 3 anos conferiu ainda mais personalidade a este 100% chardonnay, premiado como melhor espumante nacional da categoria pela revista playboy. Estávamos já com alguma pena por ser a última, por isso pensei em pratos que pudessem se equiparar. A imaginação viajou para o inusitado. É claro que se não houvesse harmonização com a delicadeza e estrutura do ótimo Dom Cândido, beberíamos sem acompanhamento. Mas quero dizer que ficou excelente.

Primeiro Prato:

Salmão com crosta de gergelim negro e salada de tomate picado com alecrim italiano.



bem, este primeiro prato não era tão ousado quanto ao prato principal:

Filé de tainha ao curry, com linguine ao molho de salsa tartufata.

Sabores singulares, mas que casaram perfeitamente com a singularidade do vinho espumante.



Tudo bem, ficou faltando a sobremesa, porém, o homenageado era o espumante, e só tínhamos uma garrafa... é claro que não chegaria à sobremesa.

Agora, até conseguirmos comprar outra caixa, vou pensando em outras combinações arriscadas.

Ah! O tomate picado foi sobra mesmo do primeiro prato, mas valeu para dar colorido. Se alguém quiser detalhes das receitas, é só pedir.
.

4 comentários:

Arthur Golgo Lucas disse...

Nessas horas é que dá vontade de se enterrar lembrando que nossa primeira refeição juntos foi um salgadinho e um picolé numa loja de conveniências de posto de gasolina. :-P

Pior ainda é admitir que foi ótimo. :-P

mauro camargo disse...

ahhh!! ainda mais bem acompanhados como estávamos...

onde vc anda rapaz?

Anônimo disse...

hhhmmm... ainda bem que estou vendo isso logo depois do almoço (que, sendo hoje uma segunda-feira corridíssima, foi messmo na base do yakisobRa).
Delícia!
Mônica

mauro camargo disse...

mas segunda feira é o dia nacional do yakisobra...
que pode ser uau! que sobra!
ou aí em Minas
uai... que sobra!